terça-feira, 6 de agosto de 2013

Herpes



               Herpes é uma doença contagiosa causada pelos vírus Herpes Simplex 1 (HSV1) e 2 (HSV2). Esta é uma doença caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas, ou vesículas, que afetam principalmente a região dos lábios e a região genital.




Figura 01: Herpes simplex labial. Disponível em:< http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/herpeslabial.shtml> Acesso em: 10 Jul. 2013

Figura 02: Herpes simplex genital. Disponível em:< http://biossegurancanarede.blogspot.com.br/2013/05/o-que-e-herpes-simples.html> Acesso em: 10 Jul. 2013

               Seguir os tradicionais hábitos de higiene é uma das principais recomendações para quem deseja ficar longe do Herpes. Podendo ser de dois tipos: o Herpes Simplex, labial e genital, ou o Herpes Zoster, que acomete geralmente a região do tórax. “O Herpes é uma doença muito comum no nosso meio. Pode ser causado por vírus do tipo HSV-1 no Herpes Simples da face e tronco, HSV-2 no Herpes Simplex genital e VZV (Varicela zoster vírus) no Herpes Zoster”, explica a dermatologista Juliana Muggiati Sípoli, da Clínica Millenium. 
               Sabe-se que o herpes simplex representa a doença viral mais comum no homem moderno, sem contar com as infecções respiratórias. Em pacientes imunocomprometidos, as infecções herpéticas podem provocar severas complicações. O herpes simplex também é classificado como doença sexualmente transmissível.
               Os sintomas mais comuns desta doença são coceira, ardor e formigamento no local onde irão surgir as lesões. As pequenas bolhas vão se se enchendo de um líquido claro ou amarelado que é liberado quando as bolhas se rompem.
               As lesões recorrentes do herpes simplex são altamente contagiosas para os pacientes e todos que entrem em contato com as secreções, mesmo após alguns dias de regressão das lesões, sendo tão freqüente – entre 40 e 75% dos adultos apresentam lesões herpéticas recorrentes – não só pela falta de diagnóstico correto em todos os casos, mas, provavelmente, porque não é tratado de forma adequada em todos os pacientes e em todos os episódios da doença, independentemente da especialidade médica e odontológica em que o paciente se apresente para ser atendido.


               No herpes-zóster, popularmente conhecido como cobreiro, as pequenas vesículas que se formam na pele acompanham o trajeto das raízes nervosas numa faixa que pega geralmente uma única região do corpo.





Figura 03: Manifestação clínica da herpes zoster. Disponível em:< http://drauziovarella.com.br/letras/h/herpes-zoster/> Acesso em: 10 Jul. 2013




Figura 04: Manifestação clínica da herpes zoster. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/letras/h/herpes-zoster/>. Acesso em: 10 Jul. 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário